El Marronzito

21 motivos para lembrar de 2012

16 Comentários

Como o suposto fim do mundo está aí, nada como aproveitar a oportunidade para adiantar o já clássico post resumo com as imagens mais bacanas do ano. Diferentemente de uma retrospectiva na qual os fatos são elencados por meses, aqui a coisa é feita no achismo mesmo.

Como todo mundo só fala do bendito 21/12, separei 21 fotos das milhares que fiz durante o ano. Embora eu tenha feito menos cliques em relação a 2010 e 2011, não tenho motivos para ficar beiçudo e xingar muito no Twitter o ano de 2012. Primeiro, porque nesse ano eu consegui realizar vários desejos sem precisar esfregar meu corpinho magro em alguma lâmpada de algum gênio genioso. Dona Marlene ta com saúde, eu to com saúde e não faltou arroz, feijão e nem batata frita nos nossos pratos.

O Corinthians, aquele time que é conhecido por ser o dono do fim do mundo chamado Zona Lost, mostrou mais uma vez o seu valor. Conquistamos a América e o mundo.

Bem, vou parar de falar de futebol senão fico me vangloriando até 2029. Vou parafrasear Faustão e falar do pessoal e do meu profissional.

Pessoalmente, creio que cresci (não falo dos centímetros que ganhei por ter aparado o black power apenas uma vez em 2012). Cresci como gente, mano e ser humano. Meu livro está quase pronto e se os Maias não tiverem certos, em janeiro vou estar de blazer de ombreiras e cotoveleiras de couro, calça saruel e All Star lançando “Negros Heróis: histórias que não estão no gibi”.

Creio que daqui duas semanas o livro já esteja à venda. Estou feliz pacas, pois escrever um livro é como ter um filho que deve ser podado como uma árvore gigantesca. Um super obrigado aos amigos que emprestaram seus talentos ao meu grande projeto (o próximo será dominar o mundo).

Bem, o lado profissional foi bem também. Além de dar um salto de qualidade em relação a alguns equipamentos, também evolui meu olhar (ui) e sigo estudando muita fotografia. O trabalho na campanha do querido Dr. Sebastião dos Santos, também me trouxe muito conhecimento. Vi uma cidade que não conhecia e ralei bastantão.

Apesar do resultado não ter sido o esperado, só posso dizer que a trabalheira valeu muito. Foram muitas emoções (como o dia que fui confundido com um outro fotojornalista e a galera queria me dar porrada), horas de trabalho, churrascos, porcos-no-rolete, pagodes, sertanejos, visitas à igrejas e muitas pessoas que me forneceram histórias pra escrever pelo menos uns 20 livros (todos melhores que 50 Tons de Cinza).

Enfim…

O reconhecimento que o Pokémon segue evoluindo foi a aceitação na WPJA (World Photo Journalist Association), a associação dos grandes bambas do fotojornalismo de casamento de todo o planeta.

O ano de 2012 também me brindou com deliciosas viagens. Estive na bela Curitiba e voltei para o Rio de Janeiro, dessa vez como turistão e sem qualquer tipo de obrigação trabalhista.

Não tem como olhar para trás sem lembrar dos casamentos. Teve casamento italiano, casamento evangélico, casamento brazuca-nipônico e casamento cafuso. Não faltou amor em SP, Campinas, Piracicaba e no Rio.

Os ensaios também foram bem bacanas. Crianças divertidas, mulheres lindonas, casais carismáticos e muito mais. Ah, em 2012 também houve publicações em revistas e sites e mais uma penca de coisas que eu, já quase Jair Rodrigues, não consigo me lembrar. Gostaria de agradecer de coração aos amigos que frequentam (e que me cobram quando ando ausente) esse singelo, mas bem intencionado, espaço virtual.

Chega de lero-lero. Vai que o mundo acaba e a gente fica nesse ti-ti-ti.

Eis as 21 imagens que escolhi para ilustrar o fantástico 2012.

Espero que gostem. Vejo vocês por aí se o mundo não acabar.

Ah…se for acabar mesmo, gostaria dizer que podem me ligar dizendo que me amam.

Felicidades das mais felizes pra todos nós.  Abraço do Marronzito.

best020

Independência ou foto

1 – Essa foto foi feita em SP, precisamente no Minhocão. Sem malícia, por favor. Estava com algumas colegas passeando no elevado e cliquei o cidadão fotografando a bela tarde de domingo. Dia bacana e momentos legais (após ter dado de cara com o lendário Fofão da Augusta e não ter entendido bulhufas).

best1

Não tem graça, seu feio

2 – Esse é o PH, sobrinho da tia Pri Banqui-Banqui. No momento do clique, como percebe-se, ele não estava muito à vontade, mas depois de um papo sobre as variações da bolsa de valores e esquemas táticos do futebol alemão, tudo melhorou. Ficamos amigões.

best014

Suspiros

3 – Essa é a bela Lucélia Sérgio, atriz negra, ativista, mãe e dona de um vozerão potente. A Lu é integrante da “Cia Os Crespos”, um grupo de teatro formado por jovens negros que buscam em suas peças falar de assuntos que a nossa sociedade insiste em deixar pra lá. É sempre um prazer estar com essa galera. Vida longa ao teatro preto!

best7

Ah, o amor

4 – Um dos cliques mais bacanas do ano. Ele nasceu do ensaio da Aline e do Matheus e fez muito sucesso entre os leitores (minhas amigas românticas piraram). Não consigo olhar para essa imagem sem esquecer do bebum que quis dar uma “força” na sessão fotográfica. No fim do ensaio, os balões de gás hélio foram soltos pelo casal. Se os virem por aí,  agarrem. Diz a lenda que eles dão sorte na vida amorosa (pronto, olhas as minas correndo por aí atrás de balões em forma de coração). Taí uma boa maneira de esperar o fim do mundo. Fotos do ensaio apertando aqui.

best2

Heleninha

5 – Se o tal autor da Globo (que não sei o nome porque não vejo novelas e estou com preguiça de pesquisar) é o rei das Helenas, eu também sou. Esse ano fotografei duas Heleninhas maravilhosas em 2012. A ideia era fotografar três, mas a Helenona Ranaldi tá de mal de mim. Enfim. Essa é a Heleninha campineira, uma criança doce que rendeu um dos mais belos ensaios do ano. Olha aqui ó.

best018

Auuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

6 – De bobeira na Avenida Paulista, celular na mão e dois talentosos covers do mito Michael Jackson se apresentando. Nem pensei duas vezes antes de sacar o Roniphone e clicar o MJ,  tendo como fundo o Conjunto Nacional. Taí mais uma prova de quanto é gostoso fotografar com o bom (e já velho) celular. Meta para 2013: aprender a fazer o moonwalk.

best010

Menos calor, por favor

7 – Essa foto foi produzida para uma pauta do Viva Favela. O papo era o clima maluco que enlouquece muita gente e mostra quão reclamão é o ser humano. Se tá calor tá ruim, se tá frio tá ruim. Se você é assim, suma do meu blog, seu chato, feio e bobão.

best019

Esse cara sou Eu

8 –  É…desta vez estive ao pé do Cara lá de cima. Dia muito bacana no qual conheci o Corcovado. Além da beleza do Rio, não consigo me esquecer dos micos pagos pelos turistas. Havia uma senhora japonesa que ficava me empurrando e acenando de forma estranha. Demorei alguns minutos para entender que ela estava tentando dizer “sai daqui, cara. tá atrapalhando minha foto”. Sim, o mico foi meu.

best013

Flora, florita

9 – Flora foi mais uma das amigas que fotografei o casamento em 2012. Antes dessa foto ela estava com um bico enorme, mas não demorou para que as coisas se acertassem e a cerimônia fosse um sucesso. Destaque para seu noivo, Richard. O cara casou usando a camisa do Iron Maiden. Respect. Reveja a história aqui.

best5

A moça do espelho

10- A fotografia acaba nos presenteando com pessoas e encontros incríveis. Uma dessas pessoas foi a Gilvânia Guimarães. Fotografar gente amiga é um prazer e, quando as pessoas falam a mesma língua, há grandes chances de ambos lados ficarem felizes. Eu fiquei, ela ficou. E quem quiser ver mais fotos da dupla dinâmica, é só clicar aqui.

best012

A viajante

11- Pegar carona na calda do Cometão é comigo mesmo. Foram muitas viagens regadas ao convidativo cheiro de  Cheetos queijo, música sertaneja e até hinos evangélicos em bom e alto som.  Essa foto foi feita com o celular no Terminal Rodoviário de Campinas, minha segunda casa.

best017

O embaixador das embaixadinhas, Marcelo Mendes

12 – No Rio, fiz questão de dar um rolê fotográfico na Favela da Rocinha. Porém, não quis ir pelo tal “Favela Tour”. O negócio é subir o morro a pé, interagir com as pessoas e entender que somos todos farinha do mesmo saco. Foi o que tentei mostrar pros meus amigos gringos que me acompanharam na íngreme Estrada da Gávea. Foi cansativo, mas foi muito bom. Encontrei uns mano Curintia, bati baita papo maneiro com duas cocotas funkeiras e fomos muito bem recebidos pelo Seu Francisco, morador que nos emprestou sua laje para que fotografássemos a bela vista do alto do pico do cume do morro. Também encontramos Marcelo Mendes, figura simpática que tenta entrar para o Guiness Book com seu recorde de embaixadas.

best9

Garota esperta

13 – Fiz esse clique em um casamento que fui para fotografar meus amigos do EH Cerimônial. Como o dedo coça quando vemos uma imagem legal, nem pensei duas vezes. No fim, acabou sendo um dos cliques mais bacanas de casório de 2012.

best4

Paulinhaaaaaaaa

14 – A moça do sorriso largo é a Paulinha, uma dessas pessoas que a gente conhece sem querer e acaba ficando amigo. Ela topou meu convite quando disse que daria uma aula de foto noturna e precisava de uma modelo. Sempre bem humorada, ela se comportou bem (ahãm) e meus alunos adoraram sua energia. Valeu, Paulinha.

Ê, Macarena! Hey!

Ê, Macarena! Hey!

15 – Quem acompanha meu trabalho já deve conhecer a dupla Ângelo e Cíntia, jovens protagonistas de um dos mais divertidos casamentos que já fotografei. Lembro que quando cheguei ao cenário da foto, pensei com meus botões e comentei com a Pri, minha assistente: “Vai ser perfeito fazer uma foto dos dois aqui”. Só não contava com a alegria contagiante do casal que com seu estilo brincalhão fez a foto ser ainda mais bacana. Mais fotos do casório italino mama mia, aqui, bambinos, bambinos e bambis.

best3

Óinc

16 – Essa é a Lorena, a filha de um casal de amigos que me contratou para fazer as fotos do seu primeiro aninho. Como de praxe, os pais vestiram sua filhas de bichinho. Dessa vez, a caçula foi a bela porquinha do dia. Ah, um abraço especial para toda família da Lorena e para meus amigos palmeirenses.

best015

Beleza negra

17 – A moça bonita da foto é a Marcela. Ela me procurou após sofrer uma decepção fotográfica. Em suma, ela fez um ensaio do Peixe Urbano e o barato saiu meia boca. Decidida a ter um ensaio um bocadinho menos ordinário, ela me procurou. Conversamos muito, trocamos ideias e fizemos as fotos. A história do Peixe Grande pode ser revista aqui. Recordar é viver.

best011

Fina

18 – Enquanto navegava no mar fotográfico de 2012, encontrei esse clique. Muitas vezes, fotografia é igual aquela menina especial que a gente esbarra sem querer e só vai notar quão linda ela é depois de alguns meses. Aí ela já tá com o status namorando no Facebook e você fica chupando o dedo. Ainda bem que minhas fotos não me trocam por nada nessa vida (acho).

best016

Vem ser lindo aqui em Campinas

19 – Após subir a Rocinha, eu e meus amigos gringos (dois colombianos, uma peruana, uma mexicana, um casal tcheco e um brasileiro com cara de gringo) fomos ver o lindo por do sol da praia do Arpoador. Coisa linda demais. Ali, vivi momentos bem bacanas na minha última viagem ao Rio. Ah….saudades.

best6

Nem vou falar nada

20 – Nem da Tekpix vou falar.

A foto do ano

best21

Indiscreto, mas preciso

21- Para fechar com chave de ouro, essa é a minha foto predileta de 2012. Um casal de idosos no estilo Sassá Mutema curtindo a vida no banco de um ônibus. Clique feito em Campinas.

Mas a Ronin, a foto tá sem foco! Olha essa resolução zoada, meu!

Tecnicamente tá longe de ser perfeita, mas que se dane. A foto mostra o que muito de nós queremos pra nossa vida. O tal do amor, o tal do companheirismo e a tal da simplicidade, tão esquecida nos dias de hoje. Fico feliz por ter clicado esse momento. A gente não se dá conta das coisas, mas gostaria de encontrar esse casal e entregar-lhes a imagem impressa.

A foto é a melhor de 2012 porque ela presenteia e inspira quem a vê. E isso que é importante. O resto é balela da novelinha das 9h. Mais amor para todos em 2013. E, se virem o casal amoroso do chapéu azul por aí, o cliquem respeitosamente.

O mundo só tem a ganhar.

Autor: ronielfelipe

Jornalista e Fotógrafo

16 pensamentos sobre “21 motivos para lembrar de 2012

  1. gente! O que é esse bebê vestido de porquinho?

  2. que delícia rever alguns dos seus cliques de 2012…. que texto gostoso de ser lido…. parabéns!!!! bjs.

  3. Parabéns Roniel, suas vitórias são fruto do seu suor, sem botar a mão na massa, nada cresce, nada se conquista, feliz 2012 e 2013 pra nós todos.

  4. Demais sua retrô 2012, vc, como sempre, sensacional =)

  5. Lindo, lindo, lindo post Roni! Lindo ano de 2012, que tive a honra de começar com você por aqui! Que 2013 venha ainda melhor, mais dinheiro, mais realizações, que o seu livro seja o sucesso que merece ser – e me chame pro lançamento, pq faço questão de estar.
    E que você obtenha todo o sucesso do mundo! E caso o mundo acabe e não dê tempo de ligar, sabe que aqui em Curitiba tem uma amiga, menina braaaanca que te ama bastantão. Aliás, uma família Mulek toda! Beijos, beijos, beijos

  6. nem vou falar nada… nem dos textos nem das fotos…

  7. Gostei, gostei muito de 2012. Quero mais aniversários do Pedrinho, mais árvores pra cuidar, mas esqueletos malucos no viaduto, mais Kiss Me, mais aulas de fotografias e mais compras em NY 🙂

  8. Roniel,vc sabe que quando te conheci,morri de medo que ia levar meu filho pro mau caminho…pois hoje te dou os parabéns e morro de orgulho …mas não se esqueça de continuar sendo essa pessoa simples e especial!!!Te Amo Muito!!!

  9. Parabéns Ronin que 2013 seja repleto de fotos fodasticas….

    Abraço

  10. Mais amor e muitos cliques pra você em 2013! Adorei as fotos, são todas muito bonitas. p.s.: A minha preferida também é a do casal no ônibus. 😉

  11. nao quero comenta, to magoadissima

  12. A minha favorita é a do Por do Sol no Arpoador!! Cartão Postal Roniel Felipe!! =D Apesar que sou tão fã, que já tenho uma pastinha aqui em casa, com as minhas favoritas!!! Pois faço essa “Retrô Roni”, sempre que quero ver coisas lindas!!
    Tô ansiosa para dizer minha frase que venho treinando no espelho: “Moço me dá seu autografo aqui no seu livro??” kkkkkkkkk (estou tentando melhorar a frase)
    Feliz 2013 feliz!! Que o sucesso continue vindo a cavalo!!! bjokas mil

  13. Que em 2013 venha muito mais cliques bacanas, com pessoas tão bacanas qto as de 2012 para vc nos presentear com fotos lindas! Adoro todas de casamento, embora não qro casar, mas casaria pra vc clicar, kkk. Sucesso sempreeee!!! bjusss Sr. Roniel!

  14. Roni, vc é demais… belíssimas fotos, histórias… como sempre brilhante. Que Deus continue o iluminando e dando muita sabedoria!!!! Feliz 2013. bjs.

Deixe um comentário

