El Marronzito

O Dia Mundial Chuvoso da Fotografia

10 Comentários

São Pedro é um cara bem legal.

Não direi que ele não pode ver mulher e que na dança ele pede para abaixar, porque já seria sacanagem da minha parte. Porém, com a chuva que cai nesse exato momento, a minha aula particular com a Maíra Bonilha foi para o vinagre. O castigo não quer dizer que eu tenha que ficar aqui em casa à toa, olhando a banda passar cantando coisas de amor.

Como essa semana, precisamente no dia 19 de agosto, foi comemorado o Dia Mundial da Fotografia, aproveito meu momento de ócio para criar este singelo post. Não me perguntem o por quê 31 de julho é Dia do Orgasmo e 15 de agosto é Dia do Solteiro. Como já dizia o sábio bebâdo: “Não quero saber quem envernizou a asa da barata e pintou a zebra de preto e branco”.

Aqui o negócio é Fotografia, então vai aí minha explicação: há muito tempo (muito mesmo), o físico francês François Arago (1786-1853) apresentou ao povo da Academia de Ciências e Artes de Paris um treco chamado Daguerreótipo.

Daguerreótipo

Drag erótico?

Não, leitor fã de Mr. Catra e DJ de Ônibus.

O Daguerreótipo, em miúdos, é uma caixa preta com um orifício por onde entra a luz que, por sua vez, atinge uma lâmina de prata onde é gerada uma imagem. Trata-se praticamente da mesma lógica utilizada nas máquinas de filme. O governo francês declarou a invenção como domínio publico e muita coisa aconteceu. Maravilhados com a mágica, diz-se que a população ficou maluca para conseguir um Daguerreótipo. Muita besteira também foi dita. Teve gente que disse que a arte da pintura estava morta e blá, blá, blá…

Na realidade, o Dag foi cria da genial mente do também comedor de croassant Louis-Jacques-Mandé Daguerre (1787-1851), que espertú, já havia patenteadú seu brinquedú magicú. Uma ressalva a ser feita é que não existe um consenso exato sobre quem é o inventor nato da Fotografia. Muita gente boa pôs a mão nesse angú.

Desde então, a Fotografia foi evoluindo (involuindo, para alguns profissionais) e passamos do processo analógico para o processo digital. Como o dia 19 é Dia Mundial da Fotografia, então deixo meu grande abraço a todos os fotógrafos do mundo (que frase mais emo).

Quando digo todos, falo da menina narcisista que enche seu Orkut de fotos dela fazendo biquinhos sensual na frente do espelho, o sujeito que ganha 3 mil Dilmas por foto, o cara que comprou uma DSLR e sai por ai dizendo-se profissional e nem sabe usar o modo M e aquele tiozinho que fazia fotos traumáticas de crianças no cangote de um burro.

Não importa se o sujeito é amador ou profissional. Como diz meu sábio mestre e professor, Nelson Chinália: “Somos todos amadores, pois amamos a Fotografia”. Esse véio é bão.

Enfim, viva o Dia Mundial da Fotografia.

Bem, a chuva lá fora está me deixando preguiçoso como o Garfield e não vou pegar meu HD para buscar fotos. Simplesmente vou até o link popular do meu Flickr e selecionar e comentar as fotos que mais fizeram sucesso entre os visitantes.

Eis a minha contribuição à arte que meu deu um videogame bacanão, centenas de caixas de cotonetes, muitos amigos e a chance de conhecer pessoas fantásticas desse mundo maluco. Obrigado, Daguerre e outros fodões. Sou grato a todos que me ensinaram e os que me ensinam.

Bem, chega de blá, blá, blá. Espero que gostem:

O sorriso é a janela da alma

Uma das fotos mais visitadas e favoritadas. É uma foto de 2006, quando eu nem pensava que iria ser fotógafo. A modelo é a bela jornalista Aline Ortolan. A foto foi feita na Unicamp

I gonna miss the misses

Essa foto é engraçada. Foi feita para um amiga e cliente, chamada Luana Costa. Fui contratado para fotografá-la em um evento de misses, aqui em Campinas. Foi o Concurso Rainha Negra da Comunidade. Sei que parece quadro do programa do Netinho de Paula, mas foi super bacana a experiência. Duro foi descobrir quem era a dona dessas canelas secas, mas o mistério foi resolvido numa boa.

Single Ladies

Essa foto foi feita após um dia de trabalho intenso em agosto de 2010. Após dar duro (ui) numa feira de logística, fui obrigado a fotografar as amigas Mônica Ribeiro Ribeiro e Débora Wharton. Se eu não o fizesse, elas me mandariam embora do apê, juro. O bacana desse contra luz é o sofá mágico que tem um luz neon. Como ambas são solteiras e phynas, o título Single Ladies casou perfeitamente. Mais sobre o trampo aqui

♥♥♥♥♥

Tem fotos que caem rapidamente no gosto do pessoal. Esse é o caso desta foto do casal Rick e Eri, produzida num país estranho chamado Hopi-Hari. Postei a foto esta semana, e ela já foi parar no Explorer e foi super elogiada. Se trata de uma e-session (nome fresco para falar de um ensaio pré-casamento) dos mais bacanas. A foto saiu exatamente como eu queria. Mais sobre esse dia tão “trabalhoso” aqui

A mina do ferro, véio (A Rainha da Sucata II)

Outra foto que bombou. A camaleoa Sabrina Sartori em um retrato produzido em um ferro velho. Uma mulher muito bonita, um make bacana e luzes direcionadas são o segredo do sucesso. Mais da seção com a Rainha da Sucata? Põe o dedo virtual aqui

O Trem da Juventude

Foto produzida na Estação Ipiranga, linha verde do metrô de SP. Esses pés são da amigona Beatris Nascimento. Na ocasião, eu, ela, Jefferson Ramos e o casal Renan Luna e Juliana Lucas estavámos a roletar por SP fotografando. Dia dos mais bacanas, ao lado de pessoas idem. A Fotografia sempre nos brinca com boas amizades. Fikadika.

Cruzes...Luzes

Olha a Estação da Luz. Era prática de formação da PUCC. A Carol Arvigo tava do meu lado nesse dia. Fim de tarde, luz perfeita e as pessoas felizes da vida pra entrar no trem que vai pra Francisco Morato. Uma amiga gringa gostou tanto dessa foto que ela virou quadro da casa dela. Olha aí a Linha Rubi fazendo sucesso no estrangeiro.

:)

Bem, entre as fotos populares há uns três ou quatro retratos meus. Quem escolhe? Quem favorita? Quem imprime pra ficar admirando ou usa para espantar maus espíritos? Não sei. Só sei que sou um cara interessante, esculacho seu amante, até o seu…Tá, parei

Paola de Marco

E por falar em beleza, eis a Paola de Marco em um retrato produzido lá no Swiss Park. Dia divertido, céu azul e as companhias da Kiki Zanolini e da ex-assistente (que pediu pra sair) Anna Assis. Fotos das minas aqui

Yra Yra

Famosa e querida entre os fotógrafos do Flickr de SP, Yracema Chirilov é um doce de menina e é muito fotogênica. Essa foto foi feita durante um rolê que cheganos na Rua Augusta a 120 por hora

Sardinheiros

Saudades. Esse é o sentimento que tenho ao olhar essa imagem, produzida em 2003. Eu tinha uma Genius D211, uma máquina inferior ao lixo chamado Tekpix. Mas e daí? O importante é que eu fazia Fotografia com ela, me divertia e saia ao lado de gente como Bruno Silva, Hugo Chinália e Luma Kimura para fazermos os chamados Safáris Fotográficos. Essa foto foi feita no Aeroporto Aerocopos, Campinas. Percebi o povo certinho na janela e pedi que os malacos fizessem poses estranhas. Deu no que deu. Pena que fotografar por fotografar está cada vez mais raro 😦

Malandragem dá um tempo

Esse gato foi fotografado ao lado do Mercadão Municipal de Campinas. Foto feita em 2007, acho. Sei que foi logo após o segundo ensaio com a ruivona Renata Cunha. Só faltou encontrar o Manda-Chuva e o Guarda Belo

Jimmy Bolha

Festa infantil é alegria de uns e tristeza de outros. Essa foto foi produzida em Jundiaí, na festinha de aniversário do Miguel, meu eterno sobrinho cara de coolface. O menino bolha é o Lucas.

Bem, agora que você conhece algumas minha favoritadas, se quiser, pode conferir as que eu babo litros:

Minhas Favoritas

Abraços povo.

Autor: ronielfelipe

Jornalista e Fotógrafo

10 pensamentos sobre “O Dia Mundial Chuvoso da Fotografia

  1. Parabéns pela trajetória, fico feliz de poder ter acompanhado essa evolução desde 2007, Ronin cada vez arrepiando mais deixando a galera boquiaberta!
    Feliz dia da fotografa. :*

  2. É animal o sentimento que tu passa brother nas fotos!
    Parabéns de coração mesmo!

  3. Parabens como sempre Roni.. rsrs Beijosss

  4. Nem tivemos aula ainda (aliás, mal nos conhecemos!), mas já mostrei essas fotos pra galera aqui de casa, de boca cheia, toda orgulhosa, dizendo: “olha mãe, é com o cara que tirou essas fotos aqui que vou ter aula!” rs
    Lindo trabalho!

  5. Belo trampo marronzito…Me orgulho de vc apesar de num tert nenhuma foto minha nessa jabiraca de blog. Abracos manu

  6. Parabéns pelo lindo trabalho!

  7. parabéns pra nós, manolos, eternamente amadores da fotografia…… grande abraço e quando vier pra sampa dar um rolê ou fazer um safári fotografico nja selva de pedra, passa a fita pá noix…. grande abraço

  8. O que dizer? Simplesmente uma lindeza!Parabéns pelas fotos, belíssimas!!!:)

  9. Só posso dizer uma coisa…antes de 2006 eu já tinha certeza que você já era puta fotógrafo. Tô na torcida por vc SEMPRE!

  10. pqp, que post mano!
    e o melhor de tudo é fazer parte da tua história de dia da fotografia, pq eu respeito teu trampo e tua pessoa pra caralho, manolo.
    a rua pra fotos é nóis!

Deixe um comentário

