El Marronzito

Quebrando as bancas

8 Comentários

Vuvuzelas malditas,  jogos empolgantes como Eslováquia e Nova Zelândia e a onda de patriotismo que tem data certa  para acabar são algumas das atrações da Copa do Mundo da África. Tem também a Shakira gatona cantando Wakka Wakka, o Van Persie destruindo uma câmera caríssima e o tal Calaboca Galvão, mas vou dar um tempo em Copa por alguns minutos.

Como o mundial e a qualidade da Jabulani são assuntos comuns em qualquer roda de conversa, (e como o blog é meu e eu falo sobre o que bem entendo), vou falar um pouco dos meus trabalhos recentes. Apesar dos pesares, a semana foi bacana e você, amigo leitor, pode encontrar meus trampos nas bancas.

Sei que a vida ta difícil, então nem peço que comprem as revistas e enquadrem as páginas para mostrar até para os vendedores de tapete que batem à sua porta. De um migué, faça-se de analfabeto diante a frase “é proibido folhear revistas” e dê uma moral para o Menino Marrom conferindo as revistas Exame e Raça Brasil.

A edição 970 de Exame traz as imagens produzidas durante o Segundo Exame Fórum. Serra, Dilma, Mercadante, Marta Suplicy e meu padrinho rico e branco, Eike Batista, foram algum dos meus fotografados. Aliás, nesse exato momento penso porque não dei meu curriculum pro Eike Batista.

Se eu olhasse o carro dele, estaria em Paris nesse exato momento. Imagino que a última pessoa que recebeu gorjeta do oitavo homem mais rico do mundo, esteja por aí comprando Ipads pra dar pros meninos de rua de algum sinaleiro de país emergente.

O segundo trabalho é uma matéria para revista Raça Brasil. O texto fala da ausência de personagens negros em jogos de videogame. Diferente do cinema, blaxploitations  e das coreografias baianas, no mundo dos jogos faltam protagonistas negros. Batuta que sou, fui falar sobre o texto em um fórum de games, mas o pessoal não curtiu muito a ideia. No fim, o pau literalmente quebrou e muita gente  ao invés de comentar o assunto, mudou o rumo da conversa. Para que se interessa por essas tretas, eis o link.

Entre as opiniões, houve gente que disse que racismo no Brasil é coisa da cabeça dos negros (quando os seguranças de uma loja passarem a me seguir, vou entender que se trata de uma questão de protócolos). Também teve gente que disse que o preconceito com obesos é muito pior que o preconceito racial.

Eu ainda não vi a polícia apontar a arma para a cabeça de um sujeito só pelo fato dele ter alguns quilinhos a mais: “Ei, gordão. Tu é safado. Olha essa barriga ae. Abre as pernas rolha de poço. Cadê a batata do Mcdonald e o Milk Shake que sumiram da geladeira? Vai, bandido. Desembucha, safado”.

Enfim.

Opinião é igual palpite de bolão. Por mais ridículo e infundado que seja, todo mundo tem o seu (tem gente que apostou em 6×0 pro Brasil diante a Coréia do Norte). Eu mesmo já afirmei que se a final da Copa for entre Coréia do Norte e Nova Zelândia, minha filha se chamará Jabulânia.

Bem, e para não sair do clima, eis algumas fotos do climão de Copa:

A Vila Bela fica mais bela nesses dias de Copa

Tem que dar certo

Fusca original tenta atropelar Mandela falsificado

O pessoal tava tão bêbado que fazia ola até pra "Vale a Pena ver de Novo"

Preterido por Dunga, Ronaldo também foi dar uma força na estreia. Brilhou muito

Vamos com gana, Gana

Anúncios

Autor: ronielfelipe

Jornalista e Fotógrafo

8 pensamentos sobre “Quebrando as bancas

  1. Racismo eh um tema curioso pois, sempre quando falamos em racismo, logo de cara as pessoas pensam no preto. Mas pra falar a bem da verdade… tem japones q odeia branco, preto, marrom… ou preto que odeia preto, branco e marrom e assim vai… entao nesse crime todo mundo eh culpado.
    Seria interessante o mundo conseguir enxergar pelo menos isso, e quem sabe num futuro as coisas mudam. E tudo depende da evolucao.. nem sempre impor atitudes vai fazer com que as pessoas mudem suas crenças e o carater.

  2. Roni… sendo eu cor de café com leite (mãe branquinha e pai pretinho [ não gosto de negro, prefiro preto]) não acredito que o racismo seja o pior preconceito também. Assim como não acho que preconceitos com gordeños seja o pior… Para mim, Gabriela Augusto Marcondes, os piores preconceitos são:

    01 – Aquele que não se ouve. É… aquele pensamento maldoso que passa pelas nossas cabeças, mas não falamos. Afetamos até à alma da pessoa em nossas mentes mas a hipocrisia/falsidade fala mais alto. Sabe do que estou falando. Esse é o preconceito enraizado.

    02 – O sentimento de ser pre julgado… O preconceito saiu do preconceituoso e acabou. Mas e a mágoa que causou? A dor? A frustração?

    Não tem como eleger o pior dos piores porque cada um pensa de um jeito. Mas sentir.. cada um sente de um jeito também. E o mal causado, muitas vezes, é irreparável. Seja ela no pretinho, no gordinho, no albino, no magrelo, no perneta ou no vesguinho… o mal está feito. E infelizmente, é um sorriso a menos nos nossos dias.

    Beijo

  3. Falar disso é complicado mesmo, causa discussão e blá blá blá (assim como naquele forum). Nem sempre as pessoas entendem o que um ou outro quer dizer a respeito disso e vira uma confusão danada. Não adianta falar que não existe racismo no Brasil porque existe sim, e na maior parte dos casos crianças “que não foram concientizados pelos seus pais” são os autores. A culpa neste caso são dos pais que não explicam nada para os filhos e não ensinam eles a conviver com a diferença. Não só relacionado a cor, mas a deficiência, cultura e etc.
    Será que um dia isso vai acabar?

    Beijo Roni

  4. Ai so vc mesmo Roni…Quebrando tudooo rsrsrs

    E Poxa…
    Depende mesmo da Evolução e da Educação
    Professores de plantão Por favor ensinem Pra seus alunos a grande diferença entre preto e NEGRO
    Enquanto as pessoas acreditarem q preto é a mesma coisa que Negro.
    É vão continuar com as desculpas esfarrapadas de sempre de que o preconceito com obesos, idosos,deficientes,pobres,prostitutas,ex-detentos,homossexuais,políticos é muito pior que o preconceito racial entre outras piores que de tão trágicas chegam a ser cômicas.
    Tadinhos……

    E quanto a sua filha Jabulânia se ela nascer eu prometo se a melhor tia do mundo e não assustar ela com vídeo maldosos ta rsrsrs.

  5. Como sempre.. ótimos tópicos Roniel !
    Fui no fórum ver um pouco sobre a ” treta “.. as pessoas vêm com argumentos clichês , tentam discutir.. você vêm com um contra – argumento e não há reação por parte deles.. porque será ? Porra ! Claro ! Porque que eles não tem razão !
    Fico puto com pessoas que não tem idéia alguma sobre o assunto que estão falando , chega alguém colocando uma idéia ( no caso você ) e um bando de sem cultura distorcem totalmente a situação.
    Eu evito discutir sobre o racismo porque sei que ele existe. Conheço pessoas que são de fato racistas , mas escondem isso descaradamente. A verdade acaba aparecendo em uma brincadeira ou outra ( que de fato não deveria acontecer ). O racismo sempre existiu , existe e enquanto não aumentar o número de pessoas que lutam contra isso ( você ) , ele vai perdurar por um bom tempo .
    Meu melhor amigo é negro e não quero com isso demonstrar nenhum tipo de diferença ou de orgulho , se é que deveria existir ! O fato é que o racismo é um assunto super complicado de ser discutido.. e tem muito chão essa discussão !

  6. Fato : ODEIO pessoas racistas !

    ” Before you criticize someone, you should walk a mile in their shoes. That way, when you criticize them, you’re a mile away and you have their shoes. ”

    diz tudo !.

  7. Oi olha nem sei o que dizer as fotos ficaram show e o que escreveu também sem palavras você esta de parabéns meu querido.
    Bjos

  8. É amêgo, a hipocrisia impera no ar. Ser alvo de brincadeira com alusão às cotas e à Copa na África – “não ache q terá privilégios COM A GENTE com essa parada de cotas raciais” – e ficar no veneno com isso é motivo pra vc ser taxado de ser humano sem senso de humor.

    Ah, e a falta de “senso humor” vira motivo pro grupo do “COM A GENTE” [leia-se, nós brancos, mesmo um sendo filho de negra] ficar magoado com você, o patinho preto da turma de brancos. Rá. EU ME DIVERTO!!!!

    e viva os seguidores do ALI KAMEL (numa linha “não somos racistas”)!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s